Vídeos

Cai neve nos Açores. Corvo e Flores cobertas de branco

Cai neve nos Açores. Corvo e Flores cobertas de branco

As ilhas açorianas das Flores e do Corvo foram atingidas por um nevão esta quinta-feira. Imagens partilhadas nas redes sociais mostram as duas ilhas do grupo ocidental dos Açores, onde raramente neva, cobertas de branco.

Nas Flores, um vídeo amador mostra o momento em que começa a nevar no Morro Alto, o ponto mais alto da ilha, e a estrada e terrenos contíguos cobertos de neve.

PUB

No Corvo, a neve chegou ao Caldeirão, uma cratera vulcânica localizada no cimo da ilha.

Noutras ilhas açorianas, dos grupos central e oriental, as baixas temperaturas que se fizeram sentir durante o dia congelaram a água.

Depressão Kyllian coloca Flores e Corvo sob aviso vermelho

A depressão Kyllian deverá atingir os Açores no sábado, prevendo-se um aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima, anunciou, esta quinta-feira, o IPMA, que colocou o grupo Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso vermelho.

"A aproximação de uma depressão cavada e a passagem de uma superfície frontal fria com atividade forte provocará um agravamento do estado do tempo", explicou o Instituto em comunicado.

Nesse sentido, o grupo Ocidental vai estar sob aviso vermelho entre as 12 e as 18 horas de sábado, devido a agitação marítima, e sob aviso laranja o resto dia, pelo mesmo motivo.

As duas ilhas estarão ainda sob aviso laranja entre as 3 e as 12 horas de sábado, devido ao vento ."É esperado, para o grupo Ocidental na tarde de sábado vento médio de sul muito forte a rodar para sudoeste com rajadas da ordem dos 130 km/h; preveem-se ainda ondas oeste de 7 a 8 metros tornando-se sudoeste de 10 a 11 metros", explica a meteorologista Patrícia Navarro, da delegação do IPMA nos Açores.

O grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) estará sob aviso laranja entre as 6 e as 15 horas de sábado, devido à intensidade do vento.

Para o grupo Central e, durante a manhã de sábado, "esperam-se rajadas da ordem dos 130 km/h, enquanto no Oriental (São Miguel e Santa Maria) as rajadas não deverão superar os 100 km/h", acrescenta o IPMA.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção face a estas previsões meteorológicas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG