Furacão

Furacão Gordon já passou a tempestade tropical

Furacão Gordon já passou a tempestade tropical

O furacão Gordon, que passou pelos Açores na madrugada desta segunda-feira, já se transformou numa tempestade tropical e está a afastar-se do arquipélago, de acordo com o meteorologista Pedro Mata.

"Já é tempestade tropical, já se está a afastar do arquipélago. Em termos de precipitação, praticamente já não haverá precipitação referente ao furacão", afirmou o meteorologista, fazendo um ponto da situação às 07.30 horas.

Segundo a mesma fonte, ainda se podem sentir fortes rajadas de vento em Santa Maria, de noroeste, e em São Miguel, de nordeste.

Referindo que o furacão "passou mais perto de Santa Maria do que de São Miguel", Pedro Mata assinalou como valores máximos registados nas estações do Instituto de Meteorologia uma rajada de 143 km/h em Santa Maria e uma precipitação de 70 litros/m2.

Em São Miguel, nomeadamente na estação do aeroporto de Ponta Delgada, a rajada máxima do vento atingiu os 95 km/h e em termos de precipitação registou-se um valor de 80 litros/m2 no nordeste.

"É natural que haja rajadas superiores na parte leste da ilha, que terá sido a mais afetada, mas nós não temos lá estação", explicou o meteorologista.

Prevendo que nas próximas horas se continuem a sentir rajadas fortes, tanto em Santa Maria como em São Miguel, Pedro Mata acredita que gradualmente a intensidade do vento vai diminuir muito.

PUB

"Não pensamos que atinja, pelo menos em Santa Maria, os valores que já atingiu durante a madrugada", salientou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG