Redes Sociais

Estradas que parecem rios e tenda pelo ar. Vídeos do mau tempo nos Açores

Estradas que parecem rios e tenda pelo ar. Vídeos do mau tempo nos Açores

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os efeitos da chuva e vento fortes registados, este domingo, na ilha Terceira, nos Açores. Nove pessoas tiveram de ser realojadas.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) registou 36 ocorrências devido ao mau tempo que está a afetar os grupos central e oriental do arquipélago. A ilha onde se verificaram mais ocorrências foi a Terceira, com 33 casos, "sobretudo inundações de habitações e de vias, transbordos de cursos de água e quedas de árvore", informou o SRPCBA.

"Na zona oeste da ilha Terceira, entre as freguesias de São Bartolomeu e das Doze Ribeiras, houve necessidade de realojar nove pessoas, situação resolvida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e pelo Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA)", referiu o SRPCBA em comunicado.

A maioria dos danos registou-se no concelho de Angra do Heroísmo, com 30 ocorrências, e outros três casos aconteceram no concelho da Praia da Vitória.

Nas operações estiveram envolvidos os bombeiros de Angra do Heroísmo, que contaram com a colaboração dos bombeiros da Praia da Vitória, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Angra do Heroísmo e a Direção Regional das Obras Públicas, sob a coordenação do SRPCBA.

Ainda no grupo central, uma derrocada de pequena dimensão obstruiu a via de acesso à Fajã dos Cubres, no concelho da Calheta, ilha de São Jorge, situação que foi "prontamente resolvida", segundo a Proteção Civil.

No grupo oriental, onde vigora um aviso amarelo devido a chuva e vento fortes, "registou-se a queda de uma árvore em São Miguel e a queda parcial de uma estrutura de uma unidade hoteleira que estava em reparação na ilha de Santa Maria".

Os avisos amarelos emitidos para os grupos oriental e central do arquipélago dos Açores, devido a chuva e vento fortes, foram prolongados até às 9 horas de segunda-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).