O Jogo ao Vivo

mau tempo

Raio atinge casa e provoca incêndio em S.Miguel

Raio atinge casa e provoca incêndio em S.Miguel

Um raio atingiu uma habitação no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores, originando um incêndio na cozinha da moradia, sem causar danos pessoais, disse fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o incêndio, que ocorreu "na freguesia de Nossa Senhora dos Remédios", na Povoação, "foi rapidamente controlado", adiantando que há ainda a registar, também devido ao mau tempo, a queda de ramos de uma árvore de grande porte em S. Pedro, Velas de São Jorge, cerca das 7.15 horas, numa estrada que "foi rapidamente desobstruída".

O arquipélago dos Açores está sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, trovoada, agitação marítima e vento forte.

Na sequência destas previsões, a Proteção Civil dos Açores emitiu esta manhã um alerta onde recomenda a adoção de "comportamentos adequados, em particular nas zonas mais vulneráveis", e "medidas de autoproteção para estas situações".

Assim, recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento, além da limpeza dos sistemas de drenagem e consolidação de telhados, portas e janelas.

Não despejar lixo ou entulho nas ribeiras, nem as obstruir com troncos ou ramadas são outras das recomendações da Proteção Civil, que alerta os automobilistas para uma condução defensiva e redução da velocidade, tendo em conta a possível formação de lençóis de água nas vias.

Devido às previsões de agravamento do estado do tempo, o Serviço Regional de Proteção Civil recomenda também a fixação de estruturas soltas e especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas, desaconselhando a prática de pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG