Aveiro

Aveiro é líder nas bicicletas com 15 mil utilizadores/dia

Aveiro é líder nas bicicletas com 15 mil utilizadores/dia

Aveiro é a capital das duas rodas. Tem a freguesia com mais utilizadores (Gafanha da Nazaré) e o concelho com maior percentagem (Murtosa) de ciclistas. Quinze dos 380 mil habitantes do Baixo Vouga utilizam diariamente o velocípede.

A região de Aveiro enverga a "camisola amarela" das bicicletas. Cerca de 15 mil pessoas - 4% dos 380 mil habitantes do Baixo Vouga - usa diariamente o velocípede, mais do dobro da média nacional (1,6%). De acordo com os Censos de 2011, a Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, é a freguesia do país com maior número de utilizadores diários de bicicleta (1201). Mas, percentualmente, é o concelho da Murtosa o que mais uso dá àquele meio de transporte. Mais de 20% dos murtoseiros vão de bicicleta para a escola ou para o trabalho.

A crise e a preocupação com as questões ambientais e com a saúde são as explicações. O corpo, a carteira e o ambiente agradecem.

A Secundária da Gafanha da Nazaré exemplifica a realidade da região. Em 770 alunos, cerca de 550 vão de bicicleta para a escola, revela ao JN uma responsável. Aos estudantes, juntam-se professores e funcionários que utilizam o velocípede até para se deslocarem nos serviços externos do estabelecimento.

"Nos anos 80 e 90 demos demasiada importância ao automóvel. Agora estamos a valorizar, de novo, a bicicleta, mas ainda não há um território amigo da bicicleta", considera Paulo Rodrigues, secretário-geral da ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas.

2500 empregos no Centro

Frisa, no entanto, que na região Centro "tem havido uma boa perceção por parte das autarquias, que têm apostado nas boas condições do território".

PUB

E é no Centro que a indústria da bicicleta tem também uma presença mais significativa, empregando 2500 pessoas entre Coimbra e Gaia. "O setor da mobilidade é o que tem crescido mais. Ao nível do desporto e do lazer, importamos muito", sublinha Paulo Rodrigues.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG