O Jogo ao Vivo

Aveiro

Mecânico de campeões arranja bicicletas a 5 euros

Mecânico de campeões arranja bicicletas a 5 euros

Os aveirenses responderam ao desafio "Bicicleta Solidária" oferecendo 100 velocípedes aos mais necessitados. As máquinas vão ser recuperados pela Câmara, por um mecânico que já fez bicicletas para campeões como Bernard Hinault.

Alcino Canha, 57 anos, trabalhou durante 14 anos em Neuchâtel, Suíça, na fábrica que construía bicicletas para ciclistas profissionais. Máquinas feitas à medida da estrutura corporal dos corredores. Campeões como o francês Bernard Hinault, cinco vezes vencedor da Volta à França, usaram bicicletas trabalhadas por Alcino na década de 80. Quando o emigrante regressou a Portugal ficou responsável no terreno pelo projecto BUGA-Bicicleta de Utilização Gratuita de Aveiro. É este mecânico de campeões que vai reparar as bicicletas usadas doadas pelos aveirenses para o "Bicicleta Solidária", um projecto da Câmara, Universidade, escolas, Hospital e PT Inovação, instituições que recolheram bicicletas para quem gostaria de ter e não tem por questões financeiras.

A recolha começou no início de Março e termina hoje. Até, ontem, "os munícipes ofereceram perto de 100 bicicletas, cerca de metade das quais de criança", revelou, ao Jornal de Notícias, Arminda Soares, coordenadora do Bicicleta Solidária.

Grande maioria têm conserto

Arminda Soares confessa que estava à espera de mais velocípedes, mas acaba por admitir que é um número "significativo". As bicicletas - entregues nas escolas, Universidade, hospital e PT Inovação - vão ser agora reparadas nas oficinas camarárias das BUGA.

Para quem fez e arranjou bicicletas para campeões de estrada e pista... isto é básico? Alcino Cunha sorri. "Pelo contrário, é mais difícil porque o material é de qualidade muito inferior. É como passar do Benfica para um clube distrital", compara. O estado das bicicletas que já viu varia entre o "razoável e o mau", mas a grande maioria têm conserto, assegura.

No próximo dia 21, às 10 horas, na Praça do Município, as bicicletas solidárias vão ser vendidas a cinco euros, preço médio. "Não podemos seleccionar os compradores, mas acreditamos que vão ser os mais necessitados a aproveitar esta oportunidade", afirma Arminda Soares.

PUB

O dinheiro obtido na venda será entregue a instituição de solidariedade social da região, adianta a responsável.

A campanha "Bicicleta Solidária" é mais um dos desafios no âmbito do "Life-Cycle", projecto que pretende mudar os hábitos diários de mobilidade dos cidadãos, potenciando o uso da bicicleta no quotidiano, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o risco de doenças associadas a problemas cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG