Dois bombeiros da corporação de Castelo de Paiva realizaram, no domingo, um parto na ambulância quando transportavam uma grávida ao Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira. A pequena Maria Leonor não quis esperar e nasceu a meio do percurso, em Labercos (concelho de Gondomar), junto a um miradouro com vista para o rio Douro.
Os Bombeiros foram acionados pelas 18.15 horas para uma situação de trabalho de parto, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva.
"Quando chegamos, a grávida estava com contrações de dois em dois minutos, aflita e com dores", conta Vítor Pinto, um dos bombeiros que ajudou no parto. Feito o encaminhamento da situação, receberam indicação para seguir para o Hospital. "Mas percebemos que havia o risco de não chegarmos lá", admite.
Pararam junto a um miradouro, em Labercos, para reavaliar a situação. "Disse ao meu colega Marco Lopes: não adianta, vamos ter de fazer o parto aqui na beira da estrada", recorda Vítor. Pediram apoio ao CODU, parquearam a ambulância em segurança e rapidamente a bebé nasceu, tendo apenas um percalço com o cordão umbilical. "Quando vi o cordão em torno do pescoço houve algum receio, mas conseguimos retirá-lo e num minuto ela estava cá fora. Veio para os nossos braços e começou logo a chorar, toda desperta", conta o bombeiro.
Quando a viatura médica de emergência e reanimação do Hospital de São Sebastião chegou o parto já estava realizado, tendo mãe e menina sido estabilizadas e encaminhadas ao hospital.
Foi o primeiro parto que Vítor Pinto e Marco Lopes realizaram sozinhos. Maria Leonor nasceu pelas 19:17 horas, às 39 semanas. É a segunda filha do casal de Santa Maria de Sardoura.
"No meio de tanta coisa que vamos vivendo no dia a dia, desde mortes a acidentes, é uma lufada de ar fresco ajudar um bebé a nascer, é uma sensação que não dá para explicar", confessa Vítor Pinto, bombeiro há 16 anos, não escondendo que ficou com "um sorriso de orelha a orelha".
"Aos nossos operacionais, Vítor e Marco, deixamos uma palavra de apreço e orgulho pelo trabalho desenvolvido na prestação deste socorro. Aos pais da bebé, felicitamos o seu nascimento e desejamos as maiores felicidades. À princesa Maria Leonor, desejamos que tenha uma vida tão especial quanto o seu nascimento", escreveu a corporação nas redes sociais.