"Mosaico Social"

Feira festeja e reflete sobre rede social concelhia 

Feira festeja e reflete sobre rede social concelhia 

Um total de 45 iniciativas vão marcar a VII edição do "Mosaico Social", espaço de encontro, homenagem, debate, reflexão e partilha das boas práticas na área social, que envolve os 120 parceiros da Rede Social concelhia a decorrer entre 17 e 19 de junho.

Tendo como mote "Cuidar do presente a pensar no nosso futuro", este projeto conjunto do Município da Feira, através da Rede Social concelhia e da ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria, inclui o designado Mosaico Social em Festa.

Um dos momentos das comemorações que, diz a organização, "pretende celebrar e partilhar com a comunidade um conjunto de projetos e iniciativas, onde se incluem atividades lúdicas e desportivas".

Estão agendadas as olimpíadas seniores; workshops, livros e leituras; dança e teatro; saúde e bem-estar; e a Gala Prémio Concelho Solidário, que, nesta edição, vai homenagear todas as entidades, movimentos e pessoas que contribuem ativamente para a superação e excelência dos cuidados.

A gala vai realizar-se na sexta-feira, 17 junho, às 18h00, no Cineteatro António Lamoso.

No sábado, dia 18, é apresentado o livro "COMUNITÁRIA - 20 Anos de Arte e Comunidade em Santa Maria da Feira".

No mesmo dia, às 18 horas, estreia o espetáculo "Singular Margem", nas margens do rio Cáster, protagonizado por jovens institucionalizados da Obra do Frei Gil e pessoas da comunidade com acompanhamento na área da saúde mental. À noite, às 22h00, há "Samba sem Fronteiras", com espetáculo e baile comunitário junto à Casa do Moinho.

PUB

A programação de domingo, 19 de junho, é dedicada à saúde e ao bem-estar. Pela manhã, a partir das 9 horas, realiza-se o passeio "Sentidos, Saúde e Bem-Estar", promovido pela Unidade de Cuidados à Comunidade - Feira do ACES Feira/Arouca. Às 11.30, é apresentado o Projeto de Monitorização Comunitária da Hipertensão Arterial, na carrinha MIDAS (eira do Orfeão). Trata-se de uma iniciativa-piloto, com recurso a uma aplicação de telemóvel, dirigida a pessoas residentes no concelho de Santa Maria da Feira, maiores de 50 anos, com diagnóstico de hipertensão.

Através desta ferramenta, o utente poderá saber mais sobre a doença e sobre a forma de a gerir melhor, reduzindo a probabilidade de complicações associadas e consequente melhoria da sua qualidade de vida.

A manhã de atividades termina com o "Piquenique no Parque", às 13.30, aberto a toda a comunidade. Às 15.30, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira encerra o Mosaico Social em Festa com um concerto junto à Casa do Moinho.

Antecipando os três dias de celebração, sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, já esta quarta-feira, 15 de junho, às 21.30, o espetáculo comunitário de teatro "E amanhã?", protagonizado por atores da Cercifeira, Cerci-Lamas, Casa Ozanam e AMICIS. A entrada é gratuita, mediante reserva de lugar.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG