Santa Maria da Feira

Fogaceiras escolhidas para cumprir tradição

Fogaceiras escolhidas para cumprir tradição

Serão 31 as meninas que, em representação das freguesias de Santa Maria da Feira, vão participar na Missa Solene e na Benção das Fogaças no próximo dia 20.

O voto ao mártir S. Sebastião será, este ano, cumprido centrado na cerimónia religiosa, devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19. Também por isso ainda não são conhecidos os horários das cerimónias, estando a Autarquia a aguardar pelo anúncio de novas medidas.

O sorteio de seleção das meninas fogaceiras decorreu na manhã desta sexta-feira, no Imaginarius Centro de Criação, na Rua Joana Forjaz Pereira, em Santa Maria da Feira.

No total, inscreveram-se 129 meninas de todo o concelho de Santa Maria da Feira, à exceção da freguesia de Guisande. Para que também esta freguesia esteja representada nesta festa secular, a Autarquia irá reabrir as inscrições apenas para esta freguesia, entre 11 a 14 de janeiro (plataforma encerra automaticamente às 23.59 horas), nos mesmos moldes, em formulário próprio, disponível em www.cm-feira.pt/fogaceiras. Neste caso, não será realizado um sorteio, sendo selecionadas as três primeiras inscrições válidas.

No sorteio foram selecionadas três meninas por freguesia para que, explica a Câmara da Feira, na impossibilidade de comparência no dia da Festa das Fogaceiras se possa recrutar a primeira ou segunda suplente. Houve, no entanto, freguesias - Caldas de S. Jorge, Canedo, Gião, Mosteirô, Nogueira da Regedoura, Paços de Brandão, Romariz, Sanguedo, Vale e Vila Maior - onde esta opção não foi possível de concretizar por registarem apenas uma inscrição.

Devido ao contexto pandémico atual, a Autarquia explica que a cerimónia estará limitada a menina por freguesia. Também o programa da Festa das Fogaceiras será mais restrito, centrado na Missa e Bênção das Fogaças, podendo todos os munícipes e devotos assistir ao cumprimento do voto ao mártir S. Sebastião, em direto, a partir da página oficial do Município de Santa Maria da Feira no facebook. O horário, no entanto, ainda está por determinar.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG