Santa Maria da Feira

Freguesia de Milheirós de Poiares aprova mudança de município

Freguesia de Milheirós de Poiares aprova mudança de município

Os milheiroenses disseram "sim" à integração da freguesia no concelho de S. João da Madeira, com 79,92% dos votos contabilizados no referendo local deste domingo. O "não" apenas obteve 18,55% cento.

Apesar da expressividade a favor do "sim", 46% dos eleitores de Milheirós de Poiares absteve-se de votar no referendo, que não tem valor vinculativo. De 3283 eleitores inscritos, votaram 1773.

Bastante satisfeito com os resultados, o presidente da Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares, Augusto Santos, agradeceu o empenho do movimento de cidadãos independentes na causa e sobretudo aos jovens, que votaram massivamente "sim". Quanto mais recente a mesa de votos, menor o número de votos pela manutenção em Santa Maria da Feira.

PUB

O presidente da Assembleia de Freguesia e coordenador local do PS, Adriano Martins, espera agora que esta vontade dos milheiroenses seja respeitada. "O Tribunal Constitucional permitiu que os milheiroenses se prenunciassem. Também esperamos que a Assembleia da República os ouça", afirmou à saída dos resultados. "Vamos sensibilizar primeiro a Assembleia Municipal da Feira, constituída por democratas, para discutir o assunto", adiantou.

A Assembleia Municipal tem até 15 de Outubro para remeter à Assembleia da República o mapa que propõe para o concelho, segundo o diploma sobre a reorganização administrativa do território.

O Tribunal Constitucional tinha aprovado a consulta popular em final de Julho, a pedido da assembleia de freguesia.

Registaram-se ainda 12 votos brancos e 15 nulos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG