Mosteirô

Confirmada segunda infeção por Covid-19 em lar da Feira

Confirmada segunda infeção por Covid-19 em lar da Feira

O Lar de Idosos do Centro Social Pôr do Sol, em Mosteiró, Santa Maria da Feira, tem já duas utentes contaminadas por ​​​​​​​Covid-19.

Depois de ter sido anunciada na quinta-feira a contaminação de uma idosa de 90 anos, que se encontra internada no Hospital Santo António, no Porto, foi confirmada esta sexta-feira a contaminação de uma segunda idosa, também ela de 90 anos. As duas mulheres partilhavam o mesmo quatro na instituição.

Uma terceira mulher do lar, que foi para o Hospital S. Sebastião, na Feira, com sintomas, deu negativo.

As funcionárias que se encontravam a prestar serviço permanecem nas instalações, onde têm pernoitado, até ser possível aferir se estão, ou não, também elas infetadas.

O Lar do Centro Social Pôr do Sol alberga 10 utentes.

O presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, confirmou, ao JN, esta infeção no Lar Pôr do Sol, adiantando que os restantes utentes da instituição, cerca de 10, estão já confinados aos seus espaços com as devidas medidas de prevenção. As funcionárias que se encontravam a prestar serviço permanecem nas instalações, onde têm pernoitado, até ser possível aferir se estão também infetadas. Foi, ainda, distribuído material de proteção entre os funcionários.

Emídio Sousa afirma que a situação nos lares de idosos passou a ser uma "preocupação tremenda" porque é lá se vão encontrar "os casos mais graves". "O concelho tem 28 lares com cerca de duas mil pessoas nestes espaços (...) Os casos de infeção vão acabar por surgir e estamos a tomar todas as medidas preventivas possíveis", explicou.

No Europarque, está já em funcionamento um centro de rastreio ao Covid-19. "Estamos a apostar na realização de testes. Isso vai ter como consequência o aumento do número de pessoas que estão infetadas", referiu o autarca, apontando que "isso permite cortar a cadeia de contágio, isolando as pessoas com infeção".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG