Coronavírus

Idosos infetados com covid-19 retirados de lar ilegal em Lobão

Idosos infetados com covid-19 retirados de lar ilegal em Lobão

Vários idosos infetados pelo Covid 19 estão a ser retirados de um lar de São Martinho de Lobão, na Feira.

"Trata-se de um lar ilegal", disse ao JN o presidente da Câmara da Feira, Emídio Sousa, sublinhando que a situação está a ser acompanhada pela autarquia.

O lar havia sido encerrado em agosto de 2019, por estar ilegal, mas entretanto reabriu.

Dois dos idosos retirados esta terça-feira estão acamados e outros dois têm movimentos limitados. Os utentes vão ser transportados para uma casa em São João de Ver, "preparada para os receber", sublinhou Emídio Sousa.

Os utentes infetados são duas mulheres, uma de 65 anos e outra de 92, e dois homens, um de 68 anos e um outro de 45. Os testes foram feitos há três semanas e confirmaram a infeção.

O JN apurou que a proprietária da habitação que acolhe estas pessoas alega que se encontra em situação legal, referindo que está registada nas Finanças como prestadora de serviços e que, pelo facto de ter apenas quatro utentes, não necessitará de outras autorizações para levar a efeito este acolhimento de utentes.

"Estamos a acompanhar de perto a situação, em contacto com a Segurança Social, para encontrar uma solução posterior para os idosos", sublinhou o presidente da Câmara da Feira.

Estiveram no local a Proteção Civil, GNR e bombeiros de Arrifana.

Outras Notícias