Infraestruturas

Rede de Internet gratuita no centro da Feira

Rede de Internet gratuita no centro da Feira

A zona histórica da cidade da Feira já tem acesso público e gratuito de Internet, disponibilizada no âmbito de uma candidatura ao Turismo de Portugal e cujo investimento ultrapassou os 72 mil euros.

As áreas circundantes à Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Mercado Municipal, Rossio, Casa do Moinho e Castelo são algumas das zonas abrangidas pelos 42 Access Points (pontos de acesso), integrados numa rede de dados específica do Município e geridos centralmente pelo mesmo.

Esta rede, designada de "FeiraFree" vai, assim, permitir o acesso de visitantes e moradores locais.

"O objetivo é que os cidadãos que se deslocam à zona histórica da cidade possam aceder à Internet a partir dos seus dispositivos móveis", explica em comunicado a autarquia.

Os clientes da rede Wi-Fi são autenticados e geridos por um sistema de autenticação que garante o registo dos utilizadores.

Para a gestão, controlo e registo de acessos dos utilizadores, inclui-se uma plataforma que garante a proteção do acesso à rede Wi-Fi, o policiamento de tempo de acesso e largura de banda por utilizador, bem como o registo dos acessos e gestão dos tempos de autenticação.

Este acesso à Internet Wireless público em Santa Maria da Feira é um projeto cofinanciado, com uma candidatura aprovada à Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi do programa Valorizar do Turismo de Portugal, IP. O apoio financeiro corresponde ao montante global de 50 mil euros, ou seja, 69,07% do investimento total (72.393,02 mil euros).

Imobusiness