Santa Maria da Feira

Presépio português entra no Guinness

Presépio português entra no Guinness

Já é oficial. O presépio em movimento situado em São Paio de Oleiros, Feira, conquistou o título de "maior do mundo". O júri do Guinness World Records esteve, este domingo, no local e atribuiu o certificado depois de contar 162 figuras alusivas ao nascimento de Cristo. O anterior recorde estava nas mãos do México.

"A atribuição do Guinness serviu apenas para tirar as dúvidas a algumas pessoas que colocavam em causa o facto deste ser o maior presépio", explicou Manuel Jacinto, administrador da empresa de marroquinaria "Cavalinho" e responsável pela iniciativa.

"As pessoas deram o máximo de si. É impossível crescer muito mais do que aquilo que já conseguimos, porque somos amadores e fazemos isto nas horas livres", afirmou visivelmente satisfeito e emocionado.

Pravim Patel, responsável pelo júri do Guinness World Records, afirmou estar "fascinado" com todas as peças em movimento que viu no presépio. Lembrou que a atribuição do reconhecimento como o maior do mundo obrigou a acatar certas características. Apesar do espaço contar com mais de 7000 peças apenas contaram as que estão directamente ligadas ao nascimento de Jesus e que tenham movimento numa das partes do corpo e diferentes entre si.

Depois de verificar esses requisitos, contabilizou 162, mais 122 peças do que o anterior recorde que estava na Colômbia.

Na tarde deste domingo voltou a verificar-se uma avalanche de forasteiros, ansiosos para ver o presépio, alguns dos quais vindo em autocarros de Espanha.