Saúde

VMER da Feira respondeu a mais de 1300 socorros nos primeiros sete meses de 2022

VMER da Feira respondeu a mais de 1300 socorros nos primeiros sete meses de 2022

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), em Santa Maria da Feira, realizou, de janeiro a julho de 2022, um total de 1310 acionamentos de socorro. Equivale a uma média mensal de 187 ativações.

De acordo com fonte do CHEDV, a VMER da Feira, que ali presta serviço desde 2007, apresentou, nos primeiros sete meses de 2022, "uma taxa de inoperacionalidade de apenas 0,4%, sendo que os escassos períodos em que isso aconteceu se ficaram a dever a avarias na viatura". "A taxa de disponibilidade de equipa foi de 100%".

O serviço prestado pela VMER, que integra o Serviço de Urgência Médico-cirúrgico do Hospital de S. Sebastião, está ao serviço da população 24 horas por dia numa área territorial que é composta pelos concelhos de Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca e ainda parte dos concelhos de Castelo de Paiva e Ovar, contribuindo diariamente para a capacidade de resposta do número de emergência nacional 112 a uma população de cerca de 330 mil pessoas.

PUB

"Servimos uma área geográfica enorme, que vai desde o litoral até à Serra da Freita, pelo que a existência deste meio de intervenção pré-hospitalar é decisiva para o socorro em casos de acidentes ou doença súbita grave", afirmou o administrador do CHEDV, Miguel Paiva.

Diz-se reconhecido "pela dedicação e profissionalismo da excelente equipa de médicos e enfermeiros", que têm "conseguido assegurar uma taxa de 100% operacionalidade".

"Não tenho dúvidas de que temos contribuído para salvar muitas vidas assim cumprindo a nossa missão", concluiu.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) sedeada no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) é um veículo de intervenção pré-hospitalar, destinado ao transporte rápido de uma equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente.

A equipa da VMER é constituída por um médico com diferenciação em suporte avançado de vida e por um enfermeiro.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG