São João da Madeira

"Pirilau" vai ser demolido

"Pirilau" vai ser demolido

O emblemático elemento arquitetónico da Praça Luís Ribeiro, em forma de chaminé, mais conhecido entre a população como "pirilau", vai ser demolido.

A obra surge no âmbito da requalificação daquele espaço central da cidade de São João da Madeira, que voltará também a receber trânsito automóvel.

A demolição do "pirilau" e o regresso dos carros à praça fazem parte da proposta vencedora do concurso que a Autarquia levou a efeito para a revitalização do centro da cidade e que deverá em breve ser levada a discussão pública. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, Ricardo Figueiredo, na reunião do Executivo. De acordo com o autarca, foram apresentadas três propostas, todas elas tendo em comum a remoção do referido monumento.

A proposta vencedora, de uma equipa coordenada pelo arquiteto e engenheiro civil Vasco Guimarães Cortez, preconiza, ainda, o afundamento da plataforma [espaço ocupado pelo monumento] e a colocação de árvores. Ricardo Figueiredo considera que o projeto "surpreende pela simplicidade, pragmatismo e pela eficácia".

As obras, diz o presidente, deverão arrancar este ano com o concurso público a ser lançado ainda antes do verão.

Conteúdo Patrocinado