Evento

Oliva recebe encontro tecnológico para partilhar conhecimentos

Oliva recebe encontro tecnológico para partilhar conhecimentos

Reforçar e partilhar conhecimentos é o mote para a 3.ª edição da TECNET, o evento nacional dedicado à tecnologia que decorre entre o dia 1 e 3 de junho na Torre da Oliva, em São João da Madeira. Este ano o primeiro dia é dedicado ao encontro ibérico da especialidade.

Reforçar e partilhar conhecimentos é o mote para a 3.ª edição da TECNET, o evento nacional dedicado à tecnologia que decorre entre 1 e três de junho na Torre da Oliva, em São João da Madeira. Este ano o primeiro dia é dedicado ao encontro ibérico da especialidade.

O evento, que se apresenta como uma oportunidade de negócios e que contará com a presença do primeiro ministro, António Costa, no segundo dia, terá 120 empresas representadas, 20 por cento das quais de Espanha, e a presença de 1200 visitantes profissionais.

A presidente da TECPARQUES - Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia, Maria do Céu Albuquerque, instituição parceira do evento, destacou a importância de "estimular" a relação entre parques nacionais para criar, "valor e não competir desenfreadamente". "Competir de forma saudável", disse.

Destacou a importância da presença espanhola para que a "validação" dos parques tecnológicos "saia reforçada". "Criamos sinergias e massa critica", explicou.
"O que pretendemos é cultivar a relação com a Espanha, entre os vários associados". "Para que tenham uma expressão forte no contexto europeu e reforçarmos a visibilidade dos parques e empresas instaladas".

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Figueiredo, lembrou que o primeiro objetivo desta "feira" passou por ser "uma montra de tecnologias" que desse oportunidade às empresas para "se encontrarem".

"Esta terceira edição tem agora uma escala ibérica com parcerias criadas [entre os dois países]", disse.
Considera que a atual edição é uma "pedra fundamental na partilha do conhecimento". "Uma competição colaborativa entre os parques de tecnologia", adiantou.
E concluiu referindo que o encontro vai continuar a ser marcado pelo cariz "informal" que possibilite "a conversa entre os vários intervenientes".

Filipe Romera, presidente dos parques científicos e tecnológicos de Espanha (APTE), afirmou que se trata de uma "excelente oportunidade para estabelecer e estreitar relações entre parques espanhóis e portugueses".
Já Alexandre Rios, diretor executivo da TECNET, diz esperar que o evento seja "potencializador das sinergias e partilha de experiências".

A TECNET irá ter diversos oradores e abrangerá áreas ligadas à inovação no campo da criatividade, empreendedorismo, financiamento, automóvel, têxtil e calçado, agroalimentar e turismo, entre outras.
A abertura dos trabalhos contará com a presença da secretária de estado dos assuntos europeus, Margarida Marques.

Outros Artigos Recomendados