Beja

Ciclistas pedem ecopista para antigo ramal

Ciclistas pedem ecopista para antigo ramal

Perto de uma centena de amantes do BTT pedalaram entre Moura e Beja, numa distância de cerca de 60 quilómetros, em cima da linha, por singletracks, e até por caminhos laterais, como forma de promover, divulgar e reivindicar a construção de uma ecopista no antigo ramal ferroviário que ligava as duas cidades.

Encerrado em 1990, o antigo ramal servia as populações dos concelhos de Beja, Serpa e Moura. Estações e apeadeiros que, durante mais de um século, se enchiam de gente, são agora cenário de destruição e de muito lixo.

Indiferentes a quem são os principais culpados pelo abandono - Refer, autarquias ou privados - os amantes do BTT só têm um pedido: "Que seja reabilitada a via, de modo a servir fins turísticos, onde circulem bicicletas e pedestres", afirmou Carlos Azedo, natural de Serpa, e organizador do passeio.

Professor na "Cidade Branca", Azedo sustenta a reivindicação baseado no facto de o trajecto da linha ser "um dos mais bonitos testemunhos de um verdadeiro país rural e real".

Durante alguns anos e até 2006, uma Comissão de Utentes da Margem Esquerda do Guadiana reclamou, junto da Secretaria de Estado dos Transportes, a reabertura do ramal de Moura.

Corporizando a importância que a criação da Ecopista Beja-Moura, pode ter, Carlos Azedo refere que todos aqueles que vivem na região "têm a responsabilidade e o dever de exigir mais e melhor para a região", assegurando que vão ser desenvolvidas acções de "sensibilização e reivindicação" junto das entidades com responsabilidades no assunto.

Azedo recorda que há três anos, em Beja, Luís Silvestre, responsável da Refer pela Rede Nacional de Ecopistas, garantiu que para o ramal de Moura "estava projectada", faltando o "entendimento das autarquias", para que tal fosse uma realidade. Há agora um grande aliado, uma vez que a Câmara de Serpa lançou concurso para a execução da "Via Verde-Ciclovia", que ligará a piscina de Serpa e o rio Guadiana (Azenha da Ordem).

ver mais vídeos