Airbus A380

Maior avião de passageiros do mundo aterra em Beja

Maior avião de passageiros do mundo aterra em Beja

O primeiro Airbus A380 da companhia aérea portuguesa HiFly vai aterrar em Portugal na próxima segunda-feira, às 17 horas, sabe o JN. O aeroporto escolhido é o de Beja, que por estes dias é usado em grande parte como ponto de estacionamento e manutenção de aeronaves.

Esta será a primeira vez que este gigante dos ares vai aterrar num aeroporto nacional e a estreia é feita através de uma empresa portuguesa. A HiFly é pouco conhecida do público português, mas é uma empresa importante no mercado de "wet lease", isto é, fornecimento de aviões com tripulação, manutenção e seguros.

O A380 que deverá aterrar em Portugal na segunda-feira encontra-se de momento em Inglaterra, no festival aéreo de Farnborough, onde mostrou ao mundo a nova pintura, depois de ter sido comprado à Singapore Airlines. Em tons de azul, a "livery" deste avião é dedicada ao meio ambiente e em especial aos recifes de coral, numa parceria com a Fundação Mirpuri.

Segundo informação disponibilizada em abril, o avião de dois andares será dotado de motores Rolls Royce Trent 900 e terá capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. O piso inferior será todo dedicado à classe económica, transportando um total de 399 passageiros, enquanto o piso superior terá lugares de classe executiva e primeira classe, suportando 60 e 12 passageiros.