Proteção

Lince ibérico espanhol detetado em Mértola

Lince ibérico espanhol detetado em Mértola

O lince ibérico "Nairobi", nascido na região de Doñana, em Espanha, foi detetado no Parque Natural do Vale do Guadiana, na região de Mértola.

Uma equipa do projeto Life Iberlince em Doñana, Espanha, recebeu em meados de setembro uma fotografia de um lince capturada a 15 de agosto no Parque Natural do Vale do Guadiana, na zona de Mértola, uma área de reintrodução do felino em Portugal.

O lince ibérico em questão chama-se "Nairobi", é uma fêmea de um ano e meio e irmã do lince "Mundo" que, em abril, também foi localizado em Portugal, onde os biólogos acreditam que terá acasalado com a lince portuguesa "Malva".

A última localização de "Nairobi" datava de finais de maio em Doñana e voltou a ser detetada dois meses e meio depois, a cerca de 150 quilómetros de distância em linha reta. Os especialistas do projeto Life Iberlince, cofinanciado pela União Europeia, acreditam que esta família de Doñana tenha um "gene viajante" que facilita as deslocações de longas distâncias, consideradas de grande relevância para aumentar a viabilidade da espécie e longo prazo.

Com "Nairobi", são quatro os linces ibéricos conhecidos que partiram de Doñana e conseguiram chegar a Portugal.

ver mais vídeos