Surto

Mértola monta hospital de campanha, lar tem 68 infetados

Mértola monta hospital de campanha, lar tem 68 infetados

Há mais 36 infetados com covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM): 31 utentes e cinco funcionários. No total, há já 68 infetado. Os portadores dos novos casos já foram transferidos para o hospital de campanha montado no Pavilhão Municipal de Despostos.

A confirmação dos novos casos positivos foi dada no sábado à noite, e, na manhã deste sábado, os operacionais dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM) começaram a deslocar os doentes do lar para o pavilhão.

De entre os 68 infetados, 52 são utentes e 16 são funcionários, restando somente 19 utentes nas instalações do lar da Santa Casa. Cerca de uma dezena de funcionários têm dormido no Salão Nobre dos BVM para evitarem contágios familiares.

PUB

A situação em Mértola, classificado como concelho de risco muito elevado, tornou-se "explosiva" depois de, no passado dia 18 de dezembro, ter sido identificado o primeiro caso positivo de covid-19 num homem, utente do lar da Santa Casa, na sequência de uma deslocação ao Hospital de Beja, onde acabaria por ficar internado. Efetuados testes a toda a comunidade da instituição, foram detetados 32 casos positivos, relativos a 21 utentes e 11 funcionários.

Dada a gravidade da situação, a Câmara Municipal de Mértola instalou um hospital de campanha, para onde foram transferidos os 32 infetados durante a manhã da passada quarta-feira. Face à proximidade do lar e do pavilhão de desportos, foi instalada uma manga e tendas de campanha plásticas que permitiram fazer a deslocação dos doentes em segurança.

De acordo com os dados da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) às 24 horas de ontem, o concelho de Mértola registava um total de 85 casos ativos de covid-19.

Para evitar o desmembramento do dispositivo que está em alerta devido à previsibilidade de mau tempo, o Comando dos Bombeiros de Mértola solicitou na manhã deste sábado a colaboração de 12 dos seus operacionais que estavam fora da escala de serviço para auxiliarem no transporte dos utentes e funcionários do lar.

Dadas as restrições que o concelho de Mértola sofre por ser de risco elevado, os restaurantes da vila encerravam as 13 horas, tendo o proprietário de um dos dois estabelecimentos abertos disponibilizado a confeção das refeições para os operacionais envolvidos na operação de transporte dos doentes e a entrega no quartel.

O total de infetados nos 13 municípios da área de influência da ULSBA, que não inclui o concelho de Odemira, são 1998, o número mais alto de sempre desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram conhecidos novos 70 casos. No Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, há agora 22 doentes internados em enfermaria e três na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Há o registo de 54 mortes, 22 dos quais em Beja e 17 em Serpa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG