Acidente

Casal jovem morre afogado na Zambujeira do Mar

Casal jovem morre afogado na Zambujeira do Mar

Um casal britânico morreu afogado, este domingo à tarde, na praia da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, Beja. Os dois foram resgatados da água e transportados para o centro de saúde local, onde terá sido declarado o óbito.

As duas vítimas, um homem de 34 anos e uma mulher de 33, ainda foram resgatadas do mar para o areal da praia da Zambujeira do Mar "em paragem cardiorrespiratória", tendo sido sujeitas "a manobras de reanimação", mas sem sucesso, informou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja.

O comandante local da Polícia Marítima de Sines e capitão do Porto de Sines, Rui Pedro Filipe, disse que os surfistas que se encontravam na zona "tentaram ajudar e conseguiram detetar os dois corpos e levaram-nos para uma pequena praia a sul da Zambujeira do Mar".

O acesso a esse "pequeno areal" só foi possível com recurso a "um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP)", um EH-101 Merlin, que "trouxe as duas vítimas em paragem cardiorrespiratória para a praia da Zambujeira do Mar", onde "foram sujeitas a manobras de reanimação".

Os dois estrangeiros foram ainda transportados de ambulância, continuando em manobras de reanimação, para o Serviço de Urgência Básico do centro de Saúde de Odemira, onde acabou por ser "declarado o óbito", explicou Rui Pedro Filipe.

O comandante local da Polícia Marítima de Sines lembrou que a época balnear acabou a 15 de setembro e que, por isso, esta, tal como outras praias, "já não são vigiadas, nem têm nadadores-salvadores".

"Os elementos da Estação Salva-vidas de Vila Nova Milfontes e de Sines, com uma embarcação de semirrígida e uma mota de água, deslocaram-se de imediato para o local", tal como "a Polícia Marítima também acorreu à zona por terra, enquanto, no areal, "os bombeiros também tentaram logo fazer a reanimação", mas não foi possível salvar as duas pessoas, acrescentou.

PUB

Para o local foram mobilizados 21 operacionais, apoiados por sete meios terrestres, uma mota de água e um helicóptero, entre meios dos bombeiros, Polícia Marítima, GNR, INEM, Instituto de Socorros a Náufragos e FAP.

O alerta para a ocorrência foi transmitido aos bombeiros às 14.30 horas.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG