Braga

Associação Académica do Minho desce preço de refeições e transportes a alunos

Associação Académica do Minho desce preço de refeições e transportes a alunos

Refeições e transportes mais baratos através de um sistema de packs. Aquela foi a forma encontrada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) para fazer face às crescentes dificuldades dos estudantes da academia em manterem-se no Ensino Superior.

"Permite aos alunos que usam este serviço uma diminuição do preço para fazer face ao aumento das suas despesas. Esta medida teve a concordância do reitor e do administrador dos Serviços de Ação Social", explicou Carlos Videira, presidente da AAUM, que acrescenta que a afluência às cantinas e aos transportes universitários, entre Braga e Guimarães, têm diminuído. "O esforço financeiro dos alunos em manterem-se na universidade tem sido enorme. Não há ainda números oficiais, mas há uma clara diminuição de alunos nas cantinas e a deslocarem-se aos campi", afirma Videira.

Com o intuito de combater essa tendência, e através da apoios de ação social indireta, a AAUM lançou dois packs a preços reduzidos. A partir de segunda-feira, será possível adquirir um pack de 10 senhas para refeições nas cantinas por 22,50 euros (uma redução de 20 cêntimos por refeição) e nos transportes entre Braga e Guimarães o pack de cinco senhas passa a custar 5,50 euros (uma redução de 30 cêntimos no bilhete de cada viagem). "É um investimento de dez mil euros que fazemos para ajudar a combater as dificuldades dos alunos", destaca o presidente da AAUM. No âmbito das bolsas, o dirigente académico disse que houve um aumento de deferimentos. v

mil alunos

adquiriram packs de refeições em 2012, o que significa um aumento de 54,5% face a 2011 (85 mil).

mil alunos

tomaram as refeições nas cantinas da Universidade do Minho durante o ano passado.

ver mais vídeos