Iniciativa

Peça teatral em Braga para ajudar jovens e adultos autistas

Peça teatral em Braga para ajudar jovens e adultos autistas

A escola Palco de Estrelas associou-se à cooperativa de Braga "Supera-te", dedicada a jovens e adultos portadores de autismo, e vai levar a palco, esta sexta-feira, pelas 21 horas, a peça "O Mi do Gato Amarelo", que retrata a problemática.

"Com a dinamização deste evento, pretendemos demonstrar que o mundo do teatro pode estar ao serviço do autismo e ser usado como um mecanismo para a promoção e o desenvolvimento de competências sociais, cognitivas e comportamentais", explica Helena Barbosa e Sofia Cerqueira, presidente e secretária do Conselho de Administração, respetivamente.

As responsáveis acrescentam que o espetáculo da Palco de Estrelas - com quem efetivaram uma parceria para mais atividades - quer, também, mostrar "a alarmante realidade do aumento exponencial das Perturbações do Espectro do Autismo".

A performance, na Rua de Santa Margarida, em Braga, será realizada pelos alunos da turma de Teatro, sob orientação do professor Cláudio Silva. A entrada é gratuita, mas requer inscrição online, que pode ser feita através do site da "Supera-te".

O espetáculo será seguido de uma tertúlia acerca do autismo e de um lanche-convívio.

A "Supera-te" nasceu no ano passado para "oferecer aos jovens e adultos portadores de autismo um conjunto de procedimentos interventivos, bem como as condições necessárias ao seu desenvolvimento holístico com base numa inclusão social harmoniosa", explica Sofia Cerqueira.

Recentemente, a cooperativa avançou para um contrato definitivo de arrendamento de um espaço que viabilizará a implementação das respostas sociais, mas são necessárias obras.

"Apresenta grandes danos ao nível da estrutura física. Atualmente, o nosso propósito primordial passa por angariar fundos para levar a cabo uma intervenção de requalificação do espaço, bem como a aquisição de mobiliário adequado para a nossa atividade, pelo que temos em vista uma série de eventos", esclarece a responsável, numa nota enviada em JN.