Braga

Reitor da UMinho diz que vai pedir fundos a mecenas

Reitor da UMinho diz que vai pedir fundos a mecenas

"Fundraising" foi a palavra usada esta quinta-feira por António Cunha, o reitor da Universidade do Minho (UM), como solução para as dificuldades económicas que a academia atravessa.

O reitor disse que a instituição vai "pedir dinheiro" à sociedade através de um processo de "fundraising" oferecendo em "troca" a "missão" da universidade. Na apresentação do Plano Estratégico para 2013 da UM, António Cunha reconheceu que os planos da instituição foram "afetados" por cortes, mas destacou o aumento do número de estudantes e a "consolidação" da academia minhota. "Vamos pedir dinheiro à sociedade", anunciou o reitor.

A angariação de fundos "não será a troco de serviços ou de investigação", mas sim uma espécie de recompensa ou "troca da missão que a universidade faz". O responsável realçou que o processo de "fundfraising" é "normal" nos Estados Unidos da América e no norte da Europa e que é um modo de "encontrar" novas formas de financiamento junto da sociedade onde está inserida.

Como possíveis mecenas, o reitor apontou "ex-alunos, pessoas da sociedade a quem a vida de algum modo sorriu" para que "tendo em conta o papel que a universidade tem no futuro deem o seu contributo para um projeto que é de todos".

Sobre o ano de 2012, o reitor da UM destacou o aumento do número de alunos a frequentar a instituição. "Passamos de cerca de 16.500 estudantes para 19 mil. É sem dúvida a marca mais importante", frisou, sendo que o número de docentes se mantem nos 1200.

Reconhecido que o "quadro orçamental afetou" os planos para 2013, António Cunha garantiu empenho em "cumprir e fechar o plano para o quadriénio 2009-2013 com a maior parte das iniciativas já consumadas". Apontou ainda como metas alcançadas o "reforço da investigação" e o "reconhecimento internacional na investigação".

No mês do 39º aniversário, foi ainda apresentado o programa das comemorações que englobam concertos em Braga e Guimarães e um calendário desportivo, envolvendo diversas modalidades praticadas por alunos e docentes da UMinho.

Será ainda realizado um debate sobre a "Garantia da qualidade no ensino superior. Que impacto? Que futuro'", no dia 19, na reitoria. No dia 20, dia de aniversário, será realizada uma sessão solene comemorativa.

Outras Notícias