O Jogo ao Vivo

Rede europeia de cidades

Ricardo Rio eleito para o Comité da "Eurocities"

Ricardo Rio eleito para o Comité da "Eurocities"

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi eleito esta quinta-feira para o Comité Executivo da "Eurocities", a maior rede europeia de cidades, na assembleia-geral anual deste organismo, realizada pela primeira vez em formato digital devido a Covid-19.

Numa votação que decorreu digitalmente durante uma semana, Braga recolheu 54 votos (a terceira maior votação), sendo que, além de Braga, foram ainda reeleitas as cidades de Florença e Roterdão e eleita a cidade de Oslo. Ao todo, concorreram nove cidades: Bilbau, Birmingham, Glasgow, Florença, Madrid, Oslo, Roterdão, Tallinn e Braga.

"Esta é uma eleição muito relevante para a cidade de Braga, pois passamos a estar na direção da maior e mais relevante rede de cidades europeias e que tem um impacto enorme nas instituições europeias", diz Ricardo Rio, referindo que "culmina o nosso trabalho de afirmação internacional de Braga, aposta clara desde que chegámos à gestão da cidade".

Segundo Ricardo Rio, "o facto de estar sentado na Comissão Executiva junto de diversos colegas europeus irá fortalecer o papel de Portugal nesta rede e esta eleição "reforça ainda mais toda a representatividade internacional que tem o município de Braga junto das instâncias internacionais dos governos locais e regionais, sendo muito importante para o nosso país".

A "Eurocities", que foi criada em 1986 por seis grandes cidades, Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, visa o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias e integra 140 cidades de mais de 40 países, enquanto membros com pleno direito, e mais 50 cidades membros associados.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG