O Jogo ao Vivo

festa

Semana Santa de Braga espera 50 mil turistas

Semana Santa de Braga espera 50 mil turistas

A Comissão da Semana Santa quer aproveitar as sinergias geradas pelas capitais da Juventude (Braga) e da Cultura (Guimarães) para captar cerca de 50 mil visitantes. O evento recebeu há pouco a distinção, única no país, de declaração de interesse para o Turismo.

Tem sido o crescimento constante de visitantes que tem contribuído para o êxito das solenidades da Semana Santa de Braga. No ano passado, significaram mais 36 por cento que os números de 2010 e, este ano, a organização do maior evento de turismo religioso espera acolher 50 mil pessoas, entre o dia 30 de Março e 8 de Abril. Isto deverá equivaler, à imagem do ano passado, a uma taxa de ocupação dos hotéis na ordem dos 100 por cento.

"Esperamos acolher, na Semana Santa, muitas pessoas que se deslocam a Guimarães e a Braga para conhecer os programas, no âmbito das capitais da Juventude e da Cultura", reconhece o cónego Jorge Coutinho. E há acções que procuram estabelecer a ligação à Capital Europeia da Juventude: a Pastoral Jovem, por exemplo, vai organizar uma Via Sacra, precisamente na véspera do Dia Mundial da Juventude, a 1 de Abril, domingo de Ramos. Uma exposição de alunos do colégio D. Diogo de Sousa mostrará como vêm a Semana Santa.

Para o cónego Jorge Coutinho, "a Semana Santa tem suscitado o interesse de entidades nacionais e internacionais, com diversos grupos a proporem-se para actuar ou com projecção no estrangeiro, como foi o caso, pela mão de uma investigadora brasileira que defendeu tese na Sorbone, sobre a Semana Santa de Braga e a Semana Santa de S. João del Rei".

Para o presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, a importância da Semana Santa está expressa num inquérito que reconhece a média da estada do turista, entre dois e três dias, associada ao turismo religioso (58%), os que visitaram o património (70%) e o agrado com o ambiente solene (80%). Dos turistas, 59% prometeram voltar. Por todos estes dados, Melchior Moreira espera um aumento dos visitantes na ordem dos 36%, recordando que "só Agosto supera a Semana Santa, em termos de visitantes".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG