Exclusivo

Cavalos maltratados indignam população das Taipas

Cavalos maltratados indignam população das Taipas

Equídeo ferido e com sinais de subnutrição alertou, de novo, moradores para problema antigo em exploração. A GNR levantou autos.

Uma exploração de equídeos num terreno próximo do centro tecnológico AvePark, entre a vila de Caldas das Taipas e a freguesia de Barco, em Guimarães, está a deixar a população indignada. Nos últimos dois dias, após um cavalo ter sido visto ferido e com sinais de subnutrição, a GNR esteve no local, acompanhada pela veterinária municipal. Mas as autoridades assumem que o problema é antigo e esperam resolução por parte da Direção-Geral da Agricultura e Veterinária (DGAV).

"Tem havido nessa exploração várias intervenções, para além da que foi denunciada ontem [anteontem]. Já foram levantados vários autos, desde falta de licenciamento para exploração, como falta de identificação eletrónica", exemplificou fonte oficial da GNR de Braga, ao JN, sublinhando que, no caso do último episódio, pode estar em causa um crime por ausência de cuidados médico-veterinários que atenuassem o sofrimento do animal, uma vez que um cavalo foi encontrado com feridas junto às patas. "Tem havido uma série de ocorrências e são do conhecimento da DGAV", frisou a mesma fonte.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG