O Jogo ao Vivo

Visita

Guimarães cantou "Que viva Espanha" na receção aos reis

Guimarães cantou "Que viva Espanha" na receção aos reis

Os reis de Espanha já estão em Guimarães para o jantar oferecido pela Presidência da República no Paço dos Duques. O casal real chegou acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa.

Dezenas de vimaranenses assistiram de longe à chegada dos chefes de Estado da Península Ibérica e, de forma surpreendente, cantaram repetidas vezes: "Que viva Espanha".

O momento representou o êxtase popular a quebrar o protocolo meticulosamente cuidado que envolveu um pequeno desfile por uma passadeira vermelha na subida para o paço ducal, ao som das caixas das Festas Nicolinas e paragem obrigatória junto a grupos folclóricos para a fotografia na passadeira vermelha.

Ao ouvir a frase cantada pelo povo, Filipe VI esboçou um forte sorriso e levantou o braço em cumprimento. De resto, o rei espanhol fez questão de agradecer a cada um dos grupos de nicolinos e folclóricos por que passou.

No jantar marcam presença, entre outros, o primeiro-ministro António Costa, o presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues, o arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, a líder do CDS-PP Assunção Cristas, o Duque de Bragança Duarte Pio e a esposa Isabel Herédia. Iker Casillas e Sara Carbonero marcam presença a convite da família real espanhola.

Esta tarde, Felipe VI e Letizia estiveram no Porto.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG