Guimarães

Idosos com covid-19 retirados de lar em Caldas das Taipas

Idosos com covid-19 retirados de lar em Caldas das Taipas

Um grupo de seis idosos foi retirado do lar Alcides Felgueiras, em Caldas das Taipas, concelho de Guimarães, depois de terem testado positivo para a covid-19. Há ainda dois funcionários infetados.

Os idosos foram transportados para as instalações de um centro de dia que estava vazio e é gerido pelo Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa, que é a mesma IPSS que gere o lar Alcides Felgueiras, onde os idosos estavam. Apesar de terem a mesma gestão e ambos estarem situados na vila de Caldas das Taipas, Guimarães, os espaços são distantes, a cerca de dois quilómetros um do outro.

O lar Alcides Felgueiras está situado na rua de Azemel, na variante de acesso ao Avepark, ao passo que o Centro de Dia está situado junto ao jardim de infância da rua Padre Silva Gonçalves.

"O Centro de Dia dispõe de todas as condições para os idosos estarem a receber cuidados em isolamento", frisou Ricardo Costa, presidente da direção do centro social. O dirigente, que também é vereador da Câmara de Guimarães, salienta que esta foi a "melhor alternativa" para separar os idosos infetados dos que testaram negativo e assim "evitar mais contágios", sendo que a outra opção era irem para o Porto.

O transporte dos seis idosos aconteceu esta sexta-feira à noite. Pouco depois das 20 horas, duas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários das Taipas entraram no lar Alcides Felgueiras, a pedido da Proteção Civil Municipal, e retiraram os idosos que entraram pelo próprio pé na ambulância.

Ricardo Costa assegura que os utentes infetados "estão bem" de saúde. Para além dos seis idosos infetados, há mais dois funcionários cujo teste deu positivo para a covid-19.

O surto obrigou a que 14 colaboradores do lar tivessem de ficar em quarentena, em casa. Com exceção dos seis utentes e dois funcionários que deram positivo, todos os restantes foram testados e deram negativo para o novo coronavírus.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG