Visita

Guimarães cantou "Que viva Espanha" na receção aos reis

Guimarães cantou "Que viva Espanha" na receção aos reis

Os reis de Espanha já estão em Guimarães para o jantar oferecido pela Presidência da República no Paço dos Duques. O casal real chegou acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa.

Dezenas de vimaranenses assistiram de longe à chegada dos chefes de Estado da Península Ibérica e, de forma surpreendente, cantaram repetidas vezes: "Que viva Espanha".

O momento representou o êxtase popular a quebrar o protocolo meticulosamente cuidado que envolveu um pequeno desfile por uma passadeira vermelha na subida para o paço ducal, ao som das caixas das Festas Nicolinas e paragem obrigatória junto a grupos folclóricos para a fotografia na passadeira vermelha.

Ao ouvir a frase cantada pelo povo, Filipe VI esboçou um forte sorriso e levantou o braço em cumprimento. De resto, o rei espanhol fez questão de agradecer a cada um dos grupos de nicolinos e folclóricos por que passou.

No jantar marcam presença, entre outros, o primeiro-ministro António Costa, o presidente da Assembleia da República Ferro Rodrigues, o arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga, a líder do CDS-PP Assunção Cristas, o Duque de Bragança Duarte Pio e a esposa Isabel Herédia. Iker Casillas e Sara Carbonero marcam presença a convite da família real espanhola.

Esta tarde, Felipe VI e Letizia estiveram no Porto.