Guimarães

Jovem diz que partiu espada de D. Afonso Henriques ao tentar tirar uma fotografia

Jovem diz que partiu espada de D. Afonso Henriques ao tentar tirar uma fotografia

O rapaz de 26 anos que partiu a espada da estátua de Afonso Henriques, em Guimarães, garante que tudo não passou de um acidente: "Eu queria tirar uma fotografia, subi lá acima e, quando me desequilibrei, a primeira coisa que agarrei foi a espada", disse Tiago Freitas.

O jovem está a aguardar julgamento em liberdade pelo crime de dano. Mesmo tendo sido um acidente, garante estar arrependido: "Quero pedir desculpa aos vimaranenses, nunca foi minha intenção estragar a estátua. Sou vimaranense, nasci e cresci aqui, tenho muito orgulho na minha cidade", disse, em declarações à Guimarães TV (Gmrtv).

Na noite dos factos, foram os vizinhos que alertaram a PSP após ouvirem gritos a dizer "eu é que sou o rei". Tiago garante que, quando se apercebeu do que tinha feito, ficou à toa: "Quando vi o que tinha feito fiquei todo à toa. Eu comecei a descer com a lâmina para ir embora e ia aguardar pela manhã para ir à Câmara entregar".

O jovem admite que bebeu uns "copitos" no Largo da Oliveira e que já ia para casa. Estava acompanhado pela namorada e três amigos. Revela, ainda, que o tribinal o aconselhou a não prestar declarações aos jornalistas: "O próprio tribunal disse-me para evitar a comunicação social e evitar dar declarações porque era escusado".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG