O Jogo ao Vivo

Guimarães

Moram no degredo e também querem ser um bairro Prada

Moram no degredo e também querem ser um bairro Prada

Mil moradores do Bairro da N.ª S.ª da Conceição Norte dizem-se discriminados. Vivem em condições miseráveis, mas veem da janela os bairros Agatha Ruiz de la Prada. O IHRU congelou a requalificação.

Nos cafés dos Bairros da N.ª S.ª da Conceição o tema de conversa é recorrente desde que requalificaram o primeiro bairro, a 24 de junho de 2011. Este ostenta flores, estrelas, pintura rosa e design da conceituada artista espanhola Agatha Ruiz de la Prada. Contudo, metros à frente, há dois bairros que ficaram esquecidos.

A maioria das entradas dos prédios tem os vidros partidos, as infiltrações por humidade são inúmeras, buracos nas paredes são triviais e as pichagens, com alusões ao Vitória de Guimarães, são a pintura artística desenvolvida por quem não teve direito a designer espanhola para colorir as fachadas dos prédios.

O descontentamento agravou-se após ter sido prometida a requalificação dos dois bairros que faltam. Porém, como revelou recentemente o presidente da Câmara de Guimarães, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) congelou o projeto: "Os concursos não serão concretizados em 2013 porque não há recursos".

A Câmara foi apenas intermediária no processo e até apressou esforços para de-senvolver as candidaturas a tempo. Em vão, segundo António Magalhães: "Foi um trabalho difícil, em tempo recorde, para se poder abrir os concursos de reabilitação dos dois bairros que faltam na N.ª S.ª da Conceição".

A má notícia viria a ser dada numa "reunião simpática" cujo conteúdo "não foi tão simpático", classificou o edil. Além dos dois bairros, cai por terra o acordo apalavrado para a adoção do mesmo procedimento no bairro social da Emboladoura, em Gondar.

Não há dúvidas quanto ao cancelamento dos projetos, pelo menos em 2013. Se os anos seguintes trarão novidades, é questão que "depende do IRHU, que é o patrão, e nunca da Câmara", sublinhou Magalhães. O JN tentou, sem sucesso, contactar os responsáveis do IHRU.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG