Em atualização

Resta uma frente ativa no incêndio da Póvoa de Lanhoso

Resta uma frente ativa no incêndio da Póvoa de Lanhoso

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou, este sábado, nas imediações do parque DiverLanhoso, na União de Freguesias de Fonte Arcada e Oliveira, Póvoa de Lanhoso.

O fumo do incêndio atingiu o parque. Nove casas e um restaurante localizados no interior do DiverLanhoso foram evacuados e foi impedida a entrada de mais pessoas, por precaução.

As pessoas foram deslocadas temporariamente para o Centro Social de Serzedelo, de onde já tiveram ordem para sair.

No total foram retiradas cerca de 100 pessoas: 12 crianças que terminavam hoje um campo de férias; turistas que se encontravam em bungalows e funcionários do parque, disse fonte da empresa ao JN.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o alerta foi dado às 9.43 horas deste sábado.

As operações estão a cargo da segunda comandante distrital Marinha Isabel Esteves. Neste momento, resta uma frente ativa, estando o combate às chamas a evoluir favoravelmente.

Há fortes suspeitas de fogo posto em duas das frentes. O fogo iniciou-se a cerca de um quilómetro do segundo foco de incêndio (localizado na DiverLanhoso), perto de uma fábrica de pirotecnia. Esta segunda frente progrediu bastante, levando à evacuação de casas e restaurantes do parque e provocando o terceiro foco de incêndio.

"Houve uma intervenção muito rápida dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso. Se não houvesse esta prontidão, a DiverLanhoso hoje não existia", afirmou ao JN Avelino Silva, presidente da câmara do concelho.

Um bombeiro ficou ferido com uma entorse. "Não deveria acontecer, mas é normal", explicou Marinha Esteves.

Uma árvore acabou por cair no interior do restaurante que foi evacuado e houve um veículo anfíbio que ardeu.

O incêndio está a mobilizar cada vez mais meios, nomeadamente, das corporações do Minho. Neste momento, estão no local, 231 operacionais, 71 viaturas e sete meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

O porto de comando das operações está montado junto ao cemitério da freguesia de Oliveira.