Terras de Bouro

Parte de antigo hotel do Gerês colapsou

Parte de antigo hotel do Gerês colapsou

O Grande Hotel do Parque, em Caldas do Gerês, Terras de Bouro, vai ser totalmente demolido após a derrocada parcial da fachada na noite de quarta-feira

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Cracel, a decisão de demolição foi tomada após uma reunião entre responsáveis do município e os proprietários do antigo hotel.

A derrocada registou-se perto das 23 horas de quarta-feira, tendo caído cerca de metade da fachada do antigo hotel. Pedras de grandes dimensões invadiram a via pública mas sem atingir pessoas ou viaturas. A avenida onde o hotel se situa vai continuar encerrada ao trânsito, para possibilitar os trabalhos de limpeza e de remoção dos escombros.

"O hotel soube escolher a hora para cair, porque em causa está a principal avenida que atravessa o Gerês. Se fosse durante o dia, podíamos estar agora perante um caso muito mais grave, até porque estamos a falar de algumas pedras de dimensão considerável", disse o vereador da Proteção Civil, Luís Teixeira, à agência Lusa.

Em causa está um edifício de quatro andares que já foi o hotel mais emblemático do Gerês, mas que está devoluto há cerca de duas décadas.

Entretanto, tinha perdido o telhado e, segundo o presidente da Câmara, entrou em "progressiva degradação", assumindo-se como um "perigo" para a segurança de pessoas e bens.

"A Câmara já tinha notificado os proprietários para fazerem obras de demolição ou de consolidação do edifício, mas a empresa proprietária respondeu que não tinha capacidade financeira", disse Joaquim Cracel.

ver mais vídeos