Gastronomia

Fins de semana gastronómicos para "valorizar cozinha regional" de Famalicão

Fins de semana gastronómicos para "valorizar cozinha regional" de Famalicão

Durante oito fins de semana, o concelho de Famalicão promove a iniciativa "Dias à Mesa" que pretende "promover a gastronomia regional".

Com 30 restaurantes a aderir, a iniciativa alia a gastronomia a eventos que se realizam no concelho em cada um dos fins de semana.

"São oito momentos que existem em conjunto com outras atividades que acontecem nessas alturas", adiantou o presidente da Câmara de Famalicão, Paulo Cunha na apresentação do certame, esta quarta-feira à tarde.

Para o autarca "Dias à Mesa" está a "ajudar a combater a sazonalidade", e aliando eventos à gastronomia "soma" atratividade para quem se desloca a Famalicão.

O primeiro fim de semana é já de 28 de fevereiro a 3 de março, e terá como prato o cozido à portuguesa. Mas, ao longo do ano, estarão disponíveis nos estabelecimentos de restauração outros menus. Os rojões são servidos de 10 a 12 de maio, aquando da Festa da Flor, o bacalhau e os petiscos, de 4 a 17 de julho, na altura em que se realiza a feira medieval. Mas as francesinhas também têm lugar marcado de 19 a 22 de setembro, durante a realização da Beer Fest, e os menus vegetarianos, de 27 a 29 de setembro, marcam a feira de S. Miguel.

De 17 a 20 de outubro, o fim de semana é dedicada a pratos internacionais, os menus ligados à castanha estão nos restaurantes de 8 a 10 de novembro, durante a festa de S. Martinho, e de 21 a 24 de novembro, na altura em que se realiza a meia maratona de Famalicão as massas estarão à mesa dos restaurantes.

À iniciativa "Dias à Mesa" aderiram também uma dezena de hotéis e alojamentos, onde os visitantes poderão ter descontos. Paralelamente vai decorrer o mercado dos fornecedores, com a apresentação da indústria da carne regional e os produtores de fumeiros e enchidos.