Famalicão

Menina doa cabelo a criança com cancro

Menina doa cabelo a criança com cancro

Ana Sofia Pereira tem 10 anos e cortou cerca de 35 centímetros de cabelo para doar a crianças com cancro que precisam de perucas.

O cabelo vai seguir pelo correio para uma associação do Reino Unido, a Little Princess Trust, que se dedica a angariar cabelo natural para fazer perucas destinadas a crianças que sofrem da doença.

A menina de Pedome, em Famalicão, já tinha comentado com a mãe que se pudesse dava algum do seu cabelo à atriz Sofia Ribeiro, que está a lutar contra um cancro da mama. Esquecida a pequena conversa, Ana Sofia e a mãe nunca mais falaram sobre o assunto, até ao dia em que foram ao salão de cabeleireiro.

"Primeiro, a Ana disse que queria apenas espontar o cabelo, mas quando lhe expliquei que ela tinha um bom cabelo para doar não hesitou. Quis logo cortar mais para que fosse possível doar", conta a cabeleireira Dulce Azevedo, que vai agora enviar o cabelo para a associação.

Sandra Abreu, a mãe, diz que na altura em que a atriz Sofia Ribeiro rapou o cabelo devido à doença, a filha ficou muito sensibilizada. "Disse-me que se pudesse lhe dava cabelo para ela fazer uma peruca", conta. "Mas nunca mais pensámos no assunto, até porque, até agora, ela só deixava que cortassem umas pontas do cabelo. Nunca tinha feito um corte a sério", continua.

Apesar de gostar de cabelos longos, o desejo de doar cabelo falou mais alto e Ana Sofia não se importou de fazer um novo corte. "Tinha o cabelo abaixo da cintura e quando a Dulce estava a cortar fiquei um pouco nervosa, mas não me importei. Agora até gosto", diz.

Ana ficou a saber da existência da Little Princess através de Dulce, e saiu do salão cabeleireiro com vontade de conhecer um pouco mais sobre a associação. "Vou deixar crescer e doar mais", diz.

Dulce revela que algumas das suas clientes cortam e gostavam de doar mas o facto de serem cabelos com coloração nem sempre permite. Para doar existem determinados requisitos. O cabelo pode ser pintado mas de cores naturais, a doação tem de ter no mínimo 17 centímetros e o cabelo deve ser cortado em tranças ou totós.

Foi no salão de Dulce que Ana Catarina Torres cortou cabelo para doar. Tal como o JN noticiou, a fotografia com o novo corte faz parte do vídeo da campanha de angariação de cabelo natural para perucas "Hair to Spare Challenge".