O Jogo ao Vivo

Famalicão

"Rio" de efluentes invade caminho de Fradelos

"Rio" de efluentes invade caminho de Fradelos

Um "rio" de efluentes provenientes de uma conduta de saneamento entupida num caminho de Fradelos, em Famalicão, levou esta segunda-feira, a deputada do PAN, Bebiana Cunha, à freguesia.

"Desde à cerca de dois anos que a conduta entope, comunica-se à Câmara que vem desentupir mas volta outra vez a entupir", notou um popular que acompanhou a visita da deputada do PAN.

Segundo a mesma fonte, a zona está integrada na área que a Autarquia pretende classificar como paisagem protegida.

"Isto é outro problema onde a fiscalização não existe", adiantou Bebiana Cunha do PAN, acrescentando que o partido já questionou a Câmara Municipal sobre o assunto e "exigiu" a resolução do problema. Adiantou que o caso foi comunicado ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que já esteve no local.

Pedro Sena, vereador do Ambiente da Câmara de Famalicão, explicou que a conduta foi entretanto desentupida. Contudo, devido às chuvas, não foi possível concluir o trabalho de modo a que o caminho fique transitável, algo que deverá acontecer ainda esta semana.

O responsável notou que a conduta entope devido a "descargas indevidas" que ali ocorrem por ser um local isolado.

A deputada do PAN ouviu ainda moradores que se queixam de maus cheiros oriundos de uma suinicltura de Fradelos e adiantou que o partido já requereu a audição dos ministros do Ambiente e Agricultura sobre a Estratégia Nacional para os Efluentes Agropecuários.

PUB

O intuito é obter esclarecimentos sobre os planos e implicações da estratégia para a saúde pública, o meio ambiente e a agricultura.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG