Covid-19

Escola primária fecha em Vizela por causa de funcionária infetada

Escola primária fecha em Vizela por causa de funcionária infetada

Uma funcionária da Escola Básica de Tagilde, em Vizela, acusou positivo no teste à covid-19, o que obrigou ao encerramento da escola pelo menos até ao próximo dia 20. Todos os alunos vão ser testados.

A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Vizela ao início da tarde desta quarta-feira. Na sequência do teste positivo à funcionária da Escola Básica de Tagilde, a Autarquia "decidiu encerrar aquele estabelecimento de ensino, suspendendo todas as atividades do ATL a decorrer naquela escola e que estavam a ser frequentadas por dez crianças". O encerramento teve a anuência da direção da escola e da associação de pais.

Na sequência do contacto com as autoridades de saúde, estão já a ser testados "todos os envolvidos", desde professores, funcionários, alunos e outras pessoas que estiveram próximas da funcionária infetada.

O teste à funcionária foi feito depois de a mulher ter estado no fim de semana com um familiar que também acusou positivo. Sabendo do caso positivo na sua família, esta quarta-feira a funcionária já não compareceu na escola.

O caso positivo levou a que a Câmara de Vizela adiasse a inauguração das obras de requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, que estava prevista para sábado, dia 11 de julho: "Colocada a possibilidade de um surto naquela freguesia, a Câmara Municipal de Vizela e a União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio adiam, para data a definir, a inauguração das obras de requalificação do Largo da Igreja de Tagilde, até se encontrarem reunidas todas as condições de segurança para a realização daquela iniciativa".

Fim de semana preocupa

A preocupação da Autarquia é atualmente acrescida tendo em conta que se avizinha um fim de semana movimentado naquele concelho. Por um lado, no sábado é dia de São Bento e os vizelenses têm por tradição rumar ao Santuário de São Bento das Peras. Por outro, está agendada a realização do programa "Aqui Portugal", da RTP, em direto no sábado.

Em comunicado, a Câmara informa os vizelenses que "não é necessário ir ao Parque das Termas para assistir ao programa da RTP Aqui Portugal, sendo que os vizelenses podem fazê-lo em casa, acompanhando o programa pela televisão, em mais um momento de promoção e divulgação de Vizela". Caso queiram visitar o S. Bento, esta visita "deve ser de passagem e o mais breve possível, evitando a permanência no local por períodos prolongados", acrescenta o Município vizelense.

Outras Notícias