Autárquicas 2021

Victor Hugo Salgado regressa ao PS

Victor Hugo Salgado regressa ao PS

O regresso ao PS de Victor Hugo Salgado, atual presidente da Câmara de Vizela, é para já a principal surpresa entre as candidaturas. O autarca vizelense, militante socialista e com passado ligado àquele partido, candidatou-se como independente em 2017 e venceu as eleições, embora sem maioria absoluta, com 38,8%. Agora mantém o movimento independente "Vizela Sempre" mas agrega o apoio do PS.

Em 2017, o PS sofreu uma pesada derrota eleitoral num território que já chegou a ser conhecido como o concelho mais socialista do país. Para além de terem perdido pela primeira vez umas autárquicas em Vizela, os socialistas ficaram em terceiro lugar, com 27%.

Naquele ano, o candidato da coligação PSD/CDS, Jorge Pedrosa, ficou em segundo lugar, com 27,2%. Este ano, Jorge Pedrosa é novamente candidato pelo PSD/CDS, mas agora soma experiência governativa à candidatura, uma vez que integrou o executivo de Victor Hugo Salgado, nos últimos quatro anos, para assegurar uma maioria que permitisse aos independentes governar a Câmara.

Quem também repete a candidatura é a CDU, pois volta a apostar em António Veiga. Desta vez, a campanha será feita sem cartazes, substituídos por eventos culturais. Em 2017, a CDU obteve 292 votos (2%).

O candidato do Chega é Jorge Honorato Sousa, empresário ligado ao setor têxtil, e o candidato do Bloco de Esquerda é Carlos Órfão, reformado.

Em Vizela são eleitos sete vereadores, sendo que atualmente o movimento "Vizela Sempre" tem três, a coligação PSD/CDS tem dois e o PS também tem dois.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG