Tradição

Festival do Butelo e Carnaval dos Caretos deixa as ruas de Bragança e passa a ser online

Festival do Butelo e Carnaval dos Caretos deixa as ruas de Bragança e passa a ser online

O Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos de 2021 vai deixar de ser um evento exclusivo da cidade de Bragança passado a ter acesso mundial, através da Internet.

O Festival do Butelo está marcado para os dias 1 a 16 de fevereiro e o Carnaval dos Caretos para os dias 10, 11 e 12 de fevereiro, mas face à impossibilidade de se realizarem nos moldes tradicionais, um numa tenda na Praça Camões, onde se juntavam cerca de duas dezenas de expositores, e outro pelas ruas da cidade de Bragança, passam a fazer-se online, através de um conjunto de atividades.

O Município de Bragança promove a iniciativa "com o objetivo primordial de apoiar (dentro das possibilidades que permite a atual situação pandémica) os produtores locais e de continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas", explicou uma fonte do município, liderado por Hernâni Dias, ao Jornal de Notícias.

O Festival do Butelo e das Casulas vai realizar-se através da plataforma Dott/Ctt, que contará com a participação de 17 produtores do concelho de Bragança, que estarão a comercializar produtos, como fumeiro (butelo, salpicões e chouriças), casulas, azeite, bebidas (vinho e licores), mel e artesanato regional. Trata-se de um investimento, na ordem dos 14 mil euros, que será suportado pela Câmara de Bragança.

"É um evento criativo e inovador, que vai realizar-se na casa de todos os portugueses, a qualquer hora, a partir de qualquer lugar e à distância de um simples clique. Assim será o Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos 2021 que, pretendendo contrariar os obstáculos e dificuldades originados pela covid-19, se reinventou e, de forma irreverente, vai acontecer, em todo o país", explica uma fonte do município liderado por Hernâni Dias.

O Carnaval dos Caretos 2021, sob a forma digital, passa pela difusão de iniciativas, como oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar, a exposição de um artesão de máscaras e "Diálogos com Arte". Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os mais pequenos (e toda a comunidade escolar) podem aprender, online e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança

A 13 de fevereiro, vai decorrer a inauguração "Máscara: o ser e o fazer", do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de "Diálogos com Arte", com António Tiza e Isidro Rodrigues. Iniciativas transmitidas através do Facebook do Município de Bragança. No último dia, a 16 de fevereiro, o ator André Gago falará sobre "O Papel da Máscara no Teatro", em "Diálogos com Arte", também através do Facebook.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG