Mirandela

Bombeiros chamados para acudir idoso ajudaram criança a nascer

Bombeiros chamados para acudir idoso ajudaram criança a nascer

Dois bombeiros da corporação de Torre D. Chama, no distrito de Bragança, tiveram na madrugada desta quinta-feira uma surpresa ao responderem a uma emergência para um idoso, que acabou no nascimento de uma criança.

Foi a primeira vez que Hélder Fernandes e Ricardo Tomé ajudaram a nascer uma bebé, dentro da ambulância, na estrada a caminho da maternidade de Bragança, assim como é a primeira vez que a pequena corporação de bombeiros do Nordeste Transmontano regista tal experiência, como contaram à Lusa.

O telefone tocou por volta das 2 horas e a equipa saiu preparada para uma emergência com um idoso de 70 anos na localidade de Lamalonga, mas encontraram uma mulher de 28 anos grávida de oito meses e prestes a dar à luz.

Hélder contou à Lusa que iniciaram o transporte para a maternidade de Bragança, um caminho ainda longo, e ainda longe do destino, junto a Edrosa, pararam porque constataram que o bebé estava prestes a nascer.

No percurso, já tinham sido acionada a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) estacionada em Bragança e quando o médico e o enfermeiro chegaram junto da ambulância, a criança já estava nos braços dos bombeiros.

É um menino e "está bem", assim como a mãe, agora com um terceiro filho, segundo o bombeiro.

"Para nós é uma satisfação enorme termos prestado bem o nosso serviço e ajudar a nascer uma criança, que a nossa região bem precisa", partilhou.

PUB

A confusão inicial da chamada de emergência para um idoso doente ter-se-á devido ao facto de a mulher ou a família terem pedido ajuda a vizinhos e no contacto com os serviços de emergência a situação não ter sido bem esclarecida.

O bombeiro aproveitou para alertar para a necessidade de prestar uma informação correta aos serviços de emergência e aos bombeiros, sob pena de o apoio enviado não ser o adequado ou não ser mesmo enviado apoio nenhum .

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG