Vinte e cinco bebés nasceram este ano no concelho de Vimioso, distrito de Bragança, mais seis do que em 2014, indicou a Câmara local, que iniciou em 2002 um programa de incentivo à natalidade.
Desde que arrancou o programa de incremento da natalidade, já nasceram no concelho 344 crianças, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo.
Segundo a fonte, 2013 foi o ano que se registou o maior número de nascimentos -- quatro dezenas.
A autarquia de Vimioso começou com "incentivo à natalidade" de 500 euros e nos últimos anos dobrou o montante.
O autarca referiu que há condições no seu concelho para fixação de jovens casais, tanto ao nível da educação, como de habitação e de incentivos à criação do próprio negócio ou de empresas, bem como ao nível dos apoios que câmara atribui às famílias mais carenciadas.
"Com alguns atrativos e que este ano rondam os 25 mil euros só no apoio à natalidade, é fácil viver em Vimioso", considerou o presidente da Câmara.
O autarca social-democrata defende ainda que também o Governo tem de encontrar "fórmulas para fixar casais e apoiar a natalidade em concelhos do interior, à semelhança do que estão a fazer as autarquias".
"Custa-nos, a nós, autarcas, perceber que no momento em que temos todas a condições para fixar pessoas, tanto ao nível da qualidade de vida como em termos de equipamentos e infraestruturas públicas, a população decresça, fruto da política dos sucessivos governos", enfatizou.
Vimioso procede na terça-feira à entrega dos prémios associados ao concurso "Bebé do Ano".