Vinhais

"Falta de médicos é uma vergonha", acusa autarca

"Falta de médicos é uma vergonha", acusa autarca

O presidente da Câmara de Vinhais, Américo Pereira, considera a falta de médicos no centro de saúde local, nos últimos dias, "uma vergonha".

Segundo o autarca, "nos últimos tempos é frequente o centro de saúde de Vinhais estar alguns períodos curtos de tempo sem consulta médica", mas desde a semana passada que a situação piorou. "Estivemos praticamente toda a semana sem médico", afirmou Américo Pereira.

Numa altura em que a população do concelho aumenta consideravelmente, o autarca está preocupado com a falta de médicos.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste explica que aquele centro de saúde dispõe de cinco médicos em funções, mas admite que que o mês de agosto, por ser um período em que se regista um maior número de profissionais de saúde em gozo de férias, "é também, por isso, um daqueles que, a par de outras épocas festivas como o Natal ou a Páscoa, exige um maior esforço na organização de escalas de trabalho".

Uma fonte oficial da mesma entidade referiu que se verificam "algumas dificuldades na operacionalização dessas escalas, no entanto, foram situações pontuais, e não "toda a semana sem médico", como foi divulgado pela Câmara Municipal de Vinhais. Esclarecendo ainda que na semana de 01 a 05 de agosto, dos cinco médicos do quadro daquele Centro de Saúde, quatro estiveram ao serviço, com exceção de um, por motivo de doença, comprovada através de atestado.

ver mais vídeos