AHP

Aldeias Históricas de Portugal com cobertura de Wi-Fi gratuita 

Aldeias Históricas de Portugal com cobertura de Wi-Fi gratuita 

Novos projetos para dinamizar lugares incluem ainda guia com 3500 quilómetros de percursos cicláveis.

As 12 aldeias que compõem a rede de Aldeias Históricas de Portugal (AHP) estão totalmente cobertas com fibra ótica e rede Wi-Fi gratuita.

A novidade, que abrange Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso, na região centro do país, ajudará a tornar aqueles destinos "mais competitivos", dando "respostas a quem os visita, aos residentes e a investidores", realçou a diretora das aldeias, Dalila Dias.

O projeto Smart Lands, apresentado esta quinta-feira, teve um apoio de cerca de 700 mil euros do Programa Valorizar e contou com o apoio da Altice. Para além de cobertura total de internet, incluiu o desenvolvimento de uma aplicação para telemóvel, que apresenta locais de interesse turístico georreferenciados, informações históricas, percursos disponíveis, entre outros dados.

Com estas novas ferramentas, destacou António Robalo, presidente das AHP, será possível desenvolver "projetos diferenciadores que, sem acesso à internet, não seriam possíveis".

Guia com percursos

Também hoje foi apresentado um guia com percursos cicláveis nas aldeias, que totalizam 3500 quilómetros e abrangem duas dezenas de municípios. O guia, em português, inglês e espanhol, pode ser descarregado na página das AHP.

PUB

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, realçou que a Internet também será benéfica para quem usa as duas rodas, já que cada vez mais ciclistas usam veículos com tecnologia incorporada, "para GPS, medir altitude e calorias gastas", exemplificou.

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, assistiu à apresentação dos projetos e realçou a importância de "qualificar os destinos", tornando-os mais "inteligentes" e "sustentáveis". Anunciou que o programa Valorizar vai ter continuidade e uma nova edição será lançada "em breve".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG