Idanha-a-Nova

GNR iniciou abate a tiro de touros em Segura

GNR iniciou abate a tiro de touros em Segura

Os militares da GNR "começaram a abater animais esta quinta-feira e, pelas 18.15 horas de quinta-feira, passaram por Segura com camiões que transportavam já alguns touros abatidos", explicou José Lopes, presidente da Assembleia de Freguesia de Segura. No primeiro dia, terão sido mortos 15 animais.

Fonte da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) referiu apenas que a operação "decorre como previsto".

O diretor-geral de veterinária assinou um edital segundo o qual decorre até final do mês uma operação de controlo e abate de todos os animais bravios, que se estima serem 250.

PUB

Na quarta-feira, a DGAV revelou que já foi detetada BSE (encefalopatia espongiforme bovina, vulgarmente conhecida como doença das vacas loucas) e tuberculose nalguns bovinos abatidos anteriormente.

Entretanto, várias estradas e caminhos entre Segura e Rosmaninhal estão cortadas ao trânsito para criar um perímetro de segurança em redor da operação, disse José Lopes à agência Lusa.

"A população de Segura está desejosa de que os touros sejam abatidos na totalidade e o mais rapidamente possível", porque alguns já chegaram a entrar na aldeia, referiu o autarca.

O caso mais recente ocorreu na manhã de quarta-feira, quando um touro que se encontrava junto a contentores do lixo "investiu por duas vezes contra a viatura de recolha e limpeza", onde se encontravam três pessoas.

Do incidente, que ocorreu junto ao posto de turismo de Segura, resultaram apenas "danos materiais", disse o autarca.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG