Coimbra
Resgatados 15 cães desidratados e a viver no meio de fezes
foto Facebook
foto Facebook
Quinze cães foram resgatados de uma casa devoluta na Rua das Flores, na Alta de Coimbra. Os animais foram encontrados a viver sobre as próprias fezes, sem comida e sem água. A PSP identificou uma mulher que costuma ocupar a casa.
Os cães foram resgatados na segunda-feira à tarde depois da denúncia de moradores, tendo-se dirigido ao local a PSP de Coimbra, e elementos da associação Condeixa Pa'tudos, com o conhecimento do Canil Municipal.
"Na casa, os 15 cães conviviam com lixo amontoado e em sacos, e praticamente viviam sobre as suas próprias fezes, pois o chão das várias divisões da casa estava completamente coberto pelos excrementos dos animais", informa a Associação.
O Canil Municipal de Coimbra alojou cinco cães, ficando os restantes a cargo da Condeixa Pa'tudos.
"A casa não tem água nem luz. Os cães estavam em situação de sede extrema", conta ao JN Olga Ruth, da associação.
Segundo o que o JN conseguiu apurar, a casa era frequentada por sem-abrigo, sendo ocupada regularmente por uma mulher.
Fonte da PSP de Coimbra revelou ao JN que a mulher foi identificada pelas autoridades. Olga Ruth afirma que a mulher já tem antecedentes de abandono de animais e que a associação vai avançar com uma queixa-crime.
Os 10 cães acolhidos pela Condeixa Pa'tudos estão a ser lavados e desparasitados. "Nos próximos dias vamos avançar para as campanhas de adoção", revela Olga Ruth.