JN Rede de Notícias

Empresa de Coimbra produz ventilador português

Empresa de Coimbra produz ventilador português

O projeto chama-se "Pneuma" e está ser desenvolvido em cooperação com várias entidades que juntaram esforços para desenhar um ventilador de emergência, transportável, barato e autoinsuflável. Entre os parceiros do projeto está a SELT, uma empresa de Coimbra que presta serviços de outsourcing especializado, através da integração de serviços de assemblagem de placas eletrónicas, cablagem e equipamentos eletrónicos.

Os primeiros ventiladores começam a ser montados esta sexta-feira, na empresa de Coimbra, que terá capacidade para "equipar" 50 ventiladores por semana.

Pedro Leite, CEO, esclareceu que a SELT passou a integrar um grupo de empresas associadas ao projeto "Pneuma", liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o objetivo de desenvolver e produzir um ventilador de engenharia e produção portuguesa, de "modo a assegurar a independência nacional neste tipo de equipamento, tão importante face à pandemia covid 19".

Através do investimento garantido pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal - que é outro parceiro neste projeto - vão ser produzidos 200 ventiladores, que deverão ser entregues ainda durante este mês de maio à Administração Regional de Saúde do Norte.

Leia mais em Diário As Beiras

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG