Animais

Gatos bebés resgatados de vidrão

Gatos bebés resgatados de vidrão

Três gatos bebés foram resgatados do interior de um vidrão, por um popular que os ouviu miar, na passada segunda-feira, no concelho de Coimbra.

Miguel Marques foi depositar plástico e papel nos ecopontos, em Vilarinho, na freguesia de Brasfemes, quando escutou um "miar aflitivo".

Procurou os gatos em redor, mas só os viu quando espreitou para dentro do vidrão: estavam no fundo do contentor, que se encontrava praticamente vazio, contou ao JN. Por acaso, naquele dia, não tinha vidros para reciclar.

Como não conseguia alcançar os animais, Miguel improvisou. "Tinha de arranjar como os tirar", disse ao JN. E a maneira que encontrou foi içá-los com uma pá atada a um cabo. "Puxei-os até cá acima e tirei-os."

O primeiro a sair do vidrão foi um gato preto e branco, que acabou por ficar com Miguel e já tem nome: Chico (na foto). Entretanto, um vizinho entrou em cena para ajudar a resgatar os outros dois - um preto e um amarelo -, mas não chegou a intervir, a não ser na hora de arranjar casa para eles.

Os pequenos felinos foram devolvidos à liberdade com a ajuda da pá. Já comem de forma autónoma e encontraram todos um lar, segundo Miguel Marques.