Coimbra

Último troço da A13 abre à meia-noite

Último troço da A13 abre à meia-noite

O último troço da Autoestrada 13, entre Condeixa e Coimbra, numa extensão de oito quilómetros, abre esta noite à meia-noite, informou a Estradas de Portugal.

Com cerca de 100 quilómetros de extensão, a A13 interliga a A23 no Entroncamento, o IC9 (itinerário complementar) em Tomar, o IC8 em Ansião, a A1 em Condeixa e as circulares de Coimbra, permitindo uma nova acessibilidade à zona da Universidade e Hospitais de Coimbra através da ponte da Portela.

A via integra a subconcessão do Pinhal Interior, contratada com a Ascendi, e atravessa os concelhos da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Ansião, Penela, Miranda do Corvo, Condeixa e Coimbra.

A circulação no sublanço entre Condeixa e Coimbra está sujeita ao pagamento de portagem com recurso exclusivamente ao sistema eletrónico, referiu a Estradas de Portugal.

Atribuída no início de 2010 ao consórcio Ascendi Pinhal Interior - Estradas do Pinhal Interior, S.A., por 1.250 milhões de euros, a subconcessão sofreu uma amputação em agosto de 2012, no âmbito de um acordo entre o Governo e o consórcio, que permitiu ao Estado poupar 485 milhões de euros.

O traçado inicial, que previa a ligação ao IC2 e ao IP3 (itinerário principal), em Coimbra-Norte, foi encurtado para a zona de Ceira, próximo da ponte da Portela, à entrada da cidade de Coimbra.

ver mais vídeos